Ir para conteúdo

Loading...
Descrição do Concelho

O Concelho de Loulé é o maior do Algarve. Estende-se do litoral à serra algarvia e o coração do concelho, a cidade de Loulé, fica situada em pleno barrocal.

Loulé é o ponto de partida para descobrir o interior algarvio. Nas freguesias de Alte, Querença, Salir, e Tôr vai encontrar paisagens envolventes com vistas que valem uma visita durante todo o ano.

Em Querença situa-se a fonte da Benémola, património natural atravessado pela ribeira Menalva e onde existem mais de 300 espécies plantas algumas pouco comuns e entre Salir e Benafim o Sítio Classificado da Rocha da Pena que pela sua beleza é considerada um monumento natural.

Na cidade de Loulé impõe-se uma visita ao centro histórico, uma ida ao Castelo e à antiga Alcaidaria onde aqui e ali, são muitos os vestígios que se mantêm dos antigos habitantes da cidade conquistada aos mouros por Afonso III. Dentro das muralhas encontra-se o Museu de Arqueologia e o Polo Museológico da Cozinha Tradicional. Esta zona pode ser o início da passagem para outros pontos históricos da cidade.

Dos Banhos Islâmicos ao Jardim dos Amuados ou à Ermida da Nossa Senhora da Conceição, passando pelas Minas de Sal Gema, pela igreja de São Francisco, a igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, onde se encontra, no alto de uma colina, a Padroeira da cidade e sem esquecer o Arquivo Municipal de Loulé que alberga documentos únicos.

O Mercado Municipal é o símbolo da cidade e ao sábado de manhã, as ruas ganham mais movimento. O mercado, estende-se e a céu aberto produtores vendem todo o tipo de iguarias algarvias nas apertadas ruas do centro histórico.

No litoral do Concelho de Loulé, destacam-se as inúmeras praias arenosas. A oeste situam-se as falésias. A Praia da Falésia em Vilamoura é uma das mais procuradas do concelho. Vilamoura é também conhecida pela grande marina e pelo casino e é onde se situa Cerro da Vila, a estação arqueológica onde em tempos existiu uma villa romana.

Em todo o concelho encontra gastronomia rica e diversificada. Da tradicional à reinventada, dos petiscos serranos ao peixe fresco grelhado e ao marisco cozido a vapor. Gostos e sabores que marcam.

As serras, o silêncio da natureza com paisagens únicas. A vida cosmopolita ou a areia com o azul do mar. As chaminés brancas e os azulejos feitos de arte e muita cultura traduzem o Concelho de Loulé.